Salvador (BA), 21 de outubro de 2025 – O Banco do Nordeste (BNB) está ampliando a atuação no campo com a expansão do Agroamigo, maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul. Somente em outubro, serão inauguradas oito novas unidades de atendimento na Bahia: Macaúbas, Livramento de Nossa Senhora, Carinhanha, Palmas de Monte Alto, Caculé, Esplanada, Barra e Barra do Mendes.
As novas estruturas integram a programação de celebração dos 20 anos de história do Agroamigo na inclusão produtiva, promovendo crédito orientado e desenvolvimento sustentável em toda área de atuação do BNB, região Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Desde a sua criação, o programa já beneficiou mais de oito milhões de clientes, com impactos significativos na geração de renda e na melhoria da qualidade de vida no campo.
No dia 2 de outubro, foram entregues as unidades de Macaúbas e Livramento de Nossa Senhora. Juntas, elas serão responsáveis pelo atendimento dos municípios de Macaúbas, Boquira, Rio do Pires, Ibipitanga, Caturama, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Paramirim e Érico Cardoso. Na semana seguinte, foi a vez da unidade de Esplanada, no norte do estado. O novo ponto de atendimento no norte do estado atenderá, além da sede, os municípios de Acajutiba, Aporá, Conde, Crisópolis, Jandaíra e Rio Real.
No sudoeste do estado, foram inauguradas as unidades de Carinhanha, atendendo à cidade sede, Feira da Mata e Malhada, de Palmas de Monte Alto, que atenderá Iuiú, Palmas e Sebastião Laranjeiras e, de Caculé, com atendimento a Ibiassucê, Jacaraci, Licínio de Almeida e Mortugaba. Já na região Oeste, foi a unidade de Barra, para atender as cidades de Barra e Buritirama, e, na próxima sexta-feira, 24, será aberta oficialmente a de Barra do Mendes.
Para o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, a cada inauguração o Banco do Nordeste celebra não apenas uma nova estrutura, mas a proximidade com quem mais precisa do crédito produtivo e orientado. "O Agroamigo é um programa que transforma realidades e amplia oportunidades, permitindo que milhares de agricultores familiares avancem em seus projetos e fortaleçam suas comunidades. A expansão aproxima do Banco do Nordeste a quem mais precisa e nos permite chegar a cada vez mais baianos", destaca o gestor.
